Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Herança: veja quando os netos têm direito à herança do avô

A transmissão do patrimônio de pessoa falecida, sempre gera dúvidas sobre quem são os herdeiros por direito e, de fato há algumas situações que podem aumentar os questionamentos por ser um assunto mais complexo.

É o caso de um pai que falece antes do avô, o que nos faz pensar em quem teria direito e qual a ordem de herdeiros deve ser seguida para cumprir a lei.

Antes de falarmos sobre isso, é preciso ressaltar que essa situação é chamada de premoriência – quando o ascendente morre primeiro que o descendente.

Outra informação importante é que o direito sucessório nos indica quem são os herdeiros:

  • Filhos;
  • Netos;
  • Bisnetos;
  • Tataranetos

Tipos de Herdeiros

Além de definir quem são os herdeiros, também é preciso ser levado em conta que existe dois tipos: aqueles por cabeça ou por representação.

Sabendo disso, dá para ter uma noção de que no primeiro caso estão aqueles que possuem direito à herança por estarem na linha sucessória e o segundo grupo estão aqueles que herdam a pessoa falecida, ou seja, estão representando alguém.

Então, separamos algumas informações para esclarecer se o neto pode herdar por cabeça ou por representação, caso seu pai tenha falecido antes de seu avô.

  1. Confira:

Herdeiro por cabeça: neste caso, o neto somente terá direito à herança quando seu avô não tiver deixado nenhum filho vivo.

Então o neto receberá a herança como se fosse o herdeiro direto do avô;

Herdeiro por representação: os netos somente terão acesso à herança se o pai vier a morrer antes do avô.

Porém, quando um filho morre antes de seu pai ou mãe, é preciso estar atento à regra: se o filho que morreu deixar um filho – o neto tem direito à herança por representação do pai falecido; se houverem mais netos será dividido conforme a quantia que a pessoa falecida tinha direito.

Vale ressaltar que, cada caso deve ser analisado individualmente, e deve ser levado em consideração a parte que os cônjuges têm direito, sendo assim, a herança por representação também precisa considerar a parte que seria destinada ao cônjuge.

(Por: Samara Arruda / Fonte: www.jornalcontabil.com.br)

📰 Leia também:

➡️ Banco de Peças Recursais Civeis - Redija com maestria todos os seus RECURSOS CÍVEIS.

➡️ 50 landig pages para advogados para aumentar a visibilidade online!

➡️ Petições Imobiliárias 2022 - Modelos completos de Petições de um das áreas mais rentáveis do direito!

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19690
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/heranca-veja-quando-os-netos-tem-direito-a-heranca-do-avo/1118383030

Informações relacionadas

Ary Marcos Cavalcante, Advogado
Artigoshá 6 anos

Os netos tem direito à herança dos avós?

Rafael Morozeski, Advogado
Artigoshá 7 anos

O filho de pai pré-morto tem direito à herança do avô?

É possível herdar de sogro ou sogra?(Ilegitimidade o cônjuge sobrevivente em representar cônjuge pré-morto)

Rita De Cássia Vadenal Pinho, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Direito de representação no âmbito sucessório

Anne Lacerda de Brito, Advogado
Artigoshá 6 anos

Se meu pai morreu antes do meu avô(á), tenho direito à herança deste(a)?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho algumas dúvidas em relação a essas informações... Meu pai faleceu há alguns anos atrás, e esse ano de 2020 perdi meu avô, meu avô desde que meu pai faleceu sempre nos demonstrou muito afeto ao contrario da minha avó... até mesmo para suprir com ausência do meu pai, enfim... soube a pouco tempo que minha avó pegou todo dinheiro da conta do avô e distribuiu para os 5 filhos e alguns netos, e não falaram nada pra eu e meus irmãos. será que eu e os meus 3 irmãos temos direito de algo? continuar lendo

Netos herdam imóvel de avós quando o bem foi adquirido pelos avós após a morte de seus pais? continuar lendo

e muito importante saber porque muitas pessoas nao saber quando acontece alguma coisa dentro da família e assim cabe a boa fe dentro do direito continuar lendo

Olá, eu sou mãe solo,tive 2filhos,mas minha filha faleceu e deixou um filho que criei desde os 5meses,como colocar ele como herdeiro também??? continuar lendo