Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TJ-SP impede homem chamado Cornélio de trocar de nome


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido feito por um homem que queria deixar de utilizar o sobrenome Cornélio, herdado do pai, argumentando que o expõe a situações vexatórias. Em ação de retificação de nome, disse que a palavra é rotineiramente associada ao termo “corno” e solicitou o direito de substituí-lo pelo sobrenome materno.

Por conta do constrangimento, ele afirmou que já o utiliza o nome da mãe na sua vida social, mas que gostaria de fazer a alteração em todos os seus documentos. Cornélio foi derrotado em primeira e em segunda instância.

O desembargador J.B. Paula Lima, relator do processo no TJ-SP, afirmou na decisão que a principal característica de um nome é a sua “imutabilidade” e que só pode ser mudado em circunstâncias excepcionais. “Não convence a simples alegação de que passa por situações vexatórias em razão do dito sobrenome”, afirmou o desembargador. “É descabido o pedido de exclusão do patronímico paterno.”

O TJ-SP não permitiu substituição do nome, mas concordou com a inclusão do sobrenome materno em seus registros. Cornélio ainda pode recorrer da decisão.

Em processos semelhantes, a Justiça paulista já promoveu decisões diferentes. Em 2018, um outro homem chamado Cornélio recebeu autorização para mudar seu prenome para Carlos.

Na decisão, o juiz Trazibulo José da Silva afirmou que a palavra Cornélio é suscetível de expor a pessoa a situações constrangedoras “ao propiciar a associação com chacotas relacionadas à infidelidade”.

No mês passado, a Justiça autorizou uma mulher a trocar seu sobrenome, que mudou de Francisca para Xavier. Na ação, ela afirmava que desde pequena odiava seu nome, pois dava margem para que as pessoas a chamassem de Chiquinha.

A juíza Samira Lorena concordou com a mudança: “Embora o nome de família ‘Francisca’, objetivamente, não a exponha ao ridículo, forçoso é convir que ela o rejeita, de modo que, subjetivamente, tal nome de família lhe causa profundo embaraço e constrangimento”.

Com informações do IG


📰 Leia também:

➡️ Mega Petição 300.000 Modelos de Petição Prontos e Editáveis: Petições Atualizadas 2021.

➡️ Petições Imobiliárias 2021 - Acervo Completo com Petições e Contratos

➡️ Peças Recursais Cíveis - Redija com maestria todos os seus RECURSOS CÍVEIS sem esquecer de nenhum tópico importante!

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações229
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-impede-homem-chamado-cornelio-de-trocar-de-nome/1301870450

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Smj, realmente não há como trocar e ou suprimir sobrenome legal; se fosse o nome, com toda certeza seria concedida autorização, porque já sei de vários casos autorizados judicialmente. É apenas uma questão de opinião pessoal, onde se fosse eu, jamais iria preocupar-me com esse detalhe (sobrenome pejorativo). Na minha juventude, onde eu trabalhava (Bebedouro, sp), todos me conheciam e me chamavam por "tatú"; sempre levei na "esportiva"... continuar lendo

Como bem citou o filósofo Luiz Felipe Pondé - "Nós vivemos na era dos ofendidos"! continuar lendo

Segurança jurídica no Brasil não existe. Absurdo essa diferença. continuar lendo