Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Desembargador do TJ de Goiás decide não exigir mais becas de advogados nas sessões virtuais


O desembargador Itamar de Lima não vai mais exigir becas dos advogados que participam das sessões virtuais da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). A decisão ocorreu depois que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, telefonou ao magistrado expondo as dificuldades e o constrangimento que a determinação vem trazendo aos causídicos.

“O desembargador é egresso da advocacia, conhece os problemas, e teve a sensibilidade de nos atender. Importa é que não mais ocorrerá na 3ª Câmara situações que venham a causar esse tipo de mal-estar. Vamos agora dialogar com a Presidência do TJGO para estender esse entendimento a todas as instâncias da Justiça goiana”, pontua Rafael Lara.

Na manhã desta sexta-feira (28), a OAB-GO expediu uma nota oficial informando que a decisão do magistrado ocorreu após diálogo com a entidade. Ela destaca a ponderação da seccional sobre “o momento singular da pandemia e as dificuldades, inclusive financeiras, que acarretaria a cada advogado a aquisição de becas individuais”.

O caso das becas ganhou repercussão depois que o Rota Jurídica noticiou que as exigências de Itamar vinham causando desconforto entre advogados. O TJ-GO afirmou ao portal que não existe um “código de conduta” para as sessões virtuais. E que a exigência da beca depende do entendimento do magistrado que preside a sessão.

Já a OAB-GO informou que oferece becas para compartilhamento de advogados nas sessões presenciais, alegou que o Estatuto da Advocacia prevê que a OAB é quem deve definir os parâmetros de vestimenta do advogado nas audiências, “embora instrua seus inscritos a observarem a formalidade e a ritualística do processo judiciário”.

A OAB-GO ponderou que as audiências virtuais trouxeram uma nova realidade. E que a maioria dos advogados não possui becas e utiliza as que são oferecidas pela Ordem nas suas salas nos tribunais nas sessões presenciais.

Com informações do Rota Jurídica

📰 Leia também:

➡️ Combo de Petições 2021 - Mais de 30.000 modelos de Petições Profissionais prontas e editáveis para acelerar sua produtividade!

➡️ Petições de Trânsito 2021 - O maior acervo de Modelos de Recurso de Trânsito com ótimo custo benefício!!

➡️ Curso de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal - Completo e Online!


  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-do-tj-de-goias-decide-nao-exigir-mais-becas-de-advogados-nas-sessoes-virtuais/1366565836

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)