Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

OAB diz que advogada que defende acusado de feminicídio está no exercício da profissão


Por meio de nota, a Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de Corumbá, se manifestou sobre ataques que advogada que atua na defesa de Edevaldo Costa Leite, de 31 anos, autor confesso de crime de feminicídio, que desferiu 36 facadas contra a professora Nádia Sol Neves, de 38 anos. Desde que internautas souberam que o homem estava sendo defendido por uma mulher, começaram os ataques à profissional, que não teve a identificação informada.

Veja a íntegra da nota da OAB


A Primeira Subsecção de Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, vem repudiar, com veemência, as agressões contra uma advogada que, no pleno exercício do direito de defesa, apresentou seu cliente acusado da prática de Feminicídio.

Em nenhuma hipótese, deve-se admitir agressões, sejam elas verbais ou físicas, aos profissionais da advocacia que se incumbem de exercer, dentro dos parâmetros constitucionais e legais, a defesa de indivíduos acusados da prática de delitos, independentemente do fato em investigação.

O direito de defesa é uma histórica conquista, que não pode jamais ser violada, exatamente por constituir um dos pilares do Estado Democrático de Direito. É preciso entender que o advogado criminalista não defende o crime, mas luta para que os direitos e garantias individuais sejam observados ao longo do processo, de forma que, ao final, haja uma justa solução para o caso, seja em forma de condenação ou absolvição.

O advogado, portanto, é indispensável à administração da justiça, conforme prevê a própria Constituição Federal, no artigo 133 e é inviolável em seus atos e manifestações, nos limites da lei, enquanto estiver no exercício profissional.

De igual maneira, e com a mesma veemência, a Primeira Subsecção de Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, em Nota Pública, já repudiou toda e qualquer forma de violência contra a mulher, notadamente o Feminicídio, chaga social que envergonha e preocupa a todos por sua escalada crescente em nosso país e estado. A OAB sempre lutará para a efetivação de uma sociedade, de fato, igualitária, na qual homens e mulheres estejam verdadeiramente equiparados e, consequentemente, todas as manifestações de preconceito, exclusão, violência, assédio, dentre tantos outros comportamentos reprováveis, sejam definitivamente expurgados do nosso convívio social.

Roberto Lins

Presidente

(Por: Rosana Nunes / Fonte: diarionline.com.br)


👍 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Curso Online 2019 de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word!!Promoção!!

Novo Manual Prático Usucapião 2019 - Aprenda de forma dinâmica e inovadora as espécies dessa Aquisição Originária de Propriedade que gera tanto sucesso no Ramo Advocatício e com certeza trará lucros consideráveis para sua Carreira.



  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1471
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-diz-que-advogada-que-defende-acusado-de-feminicidio-esta-no-exercicio-da-profissao/684361969

Informações relacionadas

Rafael Rocha, Advogado
Artigoshá 6 anos

Doenças que tornam o indivíduo inimputável

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

A disparidade de armas e o mito da ampla defesa

Notíciashá 12 anos

Assassino deve pagar indenização de R$ 517 mil à família da vítima

A “ética” do bandido é a mesma do cidadão que trabalha? OAB-SP abomina tal discurso de Advogado proferido em rede nacional

Victor Emídio, Advogado
Artigoshá 4 anos

Morte em cerca elétrica: o dono comete crime?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Advogado é indispensável para a administração da justiça e isso é cristalino no nosso ordenamento jurídico. Não há cabimento para as críticas, já que a sociedade precisa entender do que trata o devido processo legal e da necessidade do mesmo ao exercício da cidadania.

A advocacia precisa assumir seu papel dentro da sociedade.

Sigo vendo advogados sendo sabotados pelos próprios advogados.

Lamentável. continuar lendo

Com certeza está no exercício de sua profissão.
Mas defender não é se utilizar de subterfúgios e lacunas da lei para a qualquer preço, livrar o réu de uma condenação.
Defender precisa ter ética, princípios e estes são de natureza individual, muitas vezes, infelizmente.
Não conheço essa advogada e portanto não estou julgando o mérito de seu trabalho e muito menos os seus princípios, que desejo, sejam os melhores.
Meu comentário é pela forma ampla do fato.
Precisamos pensar em justiça, acima das leis. continuar lendo

A OAB não tem oque fazer, vem informar o óbvio. continuar lendo

Onde eu estudo estou participando de uma peça, e nela terei que defender um homem que atirou em sua namorada que estaria tendo um caso com seu melhor amigo "obs eles namoravam a 3 ano". Ela sobreviveu ao atentado.
E agr processou meu cliente na peça
Como posso defender ele? continuar lendo