Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Defender STF é defender democracia, diz Dias Toffoli em ato de apoio ao Supremo


Mais de 200 advogados, integrantes do Ministério Público, magistrados, ministros de cortes superiores, acadêmicos e representantes de entidades de classe do Judiciário se reuniram num restaurante de São Paulo para declarar apoio aos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), alguns que sofreram ataques recentes em redes sociais.

O ministro Dias Toffoli, presidente do STF, participou do evento. Toffoli foi peça central de uma polêmica após instaurar de ofício (sem ser provocado por outro órgão) um inquérito para investigar a divulgação de fake news contra membros da corte.

Ele fez um discurso em que, indiretamente, defendeu a investigação. "Há quem diga que o STF não precisa ser defendido. Será que a democracia não precisa ser defendida diuturnamente?" , disse Toffoli. "Defender o STF é defender a própria democracia, as liberdades individuais", disse.

Nesta sexta (3) a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a se manifestar contra a investigação instalada no Supremo sem a participação do Ministério Público.

A polêmica da instalação, pelo STF, de um inquérito para investigar a disseminação de notícias falsas ganhou maior amplitude quando o ministro Alexandre de Moraes, escolhido como relator do inquérito, censurou uma matéria da revista Crusoé que mostrava troca de e-mails e um depoimento do empreiteiro Marcelo Oderbrecht em que ele diz que Toffoli era tratado na companhia como "amigo do amigo do meu pai".

A censura, mais tarde, foi derrubada pelo próprio Moraes. Toffoli, no evento, disse, sem citar o inquérito, que nas redes sociais se dá um conflito "que quer tomar o poder" no Brasil. "O importante para enfrentar o ódio é o amor. Precisamos estar juntos na humanidade."

O ministro Gilmar Mendes também esteve no evento, mas saiu antes do jantar e sem falar com os jornalistas. "Na verdade (o evento) é um chamado para a comunidade jurídica manifeste os créditos que deposita no Supremo Tribunal Federal", diz o tributarista Marco Aurélio de Carvalho, um dos organizadores do jantar.

(Por Wálter Nunes / Fonte: www.bahianoticias.com.br)

👍 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Coletânea Prática Previdenciária de Sucesso - Traz diversas soluções fundamentadas na lei e outras normas para os principais problemas enfrentados no dia a dia da advocacia previdenciária

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word!!Promoção!!

Manual Prático Processo Civil 2019 - vem, de forma inovadora, objetiva e prática trazer aos advogados o auxílio necessário para os atuantes na esfera cível

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações406
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defender-stf-e-defender-democracia-diz-dias-toffoli-em-ato-de-apoio-ao-supremo/704566216

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Criticar o STF sem ser intimidado ou sofrer retaliação também é defender a democracia. continuar lendo

Se mostrassem trabalho, decidissem de modo isento, não favorecessem partes por interesses políticos, não soltassem bandidos, se fundamentassem bem as decisões, se demonstrassem notório saber jurídico e reputação ilibada conforme a constituição exige, as pesadas críticas não existiriam. A soberba que acomete os magistrados ao investirem no cargo, aliada à falta de punição, infla exponencialmente o ego de juízes, desembargadores e ministros de tal modo que esquecem qual é a verdadeira postura que um magistrado deve ter, longe de holofotes, comportamento e palavra em público extremamente comedidos e isenção política. continuar lendo

Esse Toffoli fala tanta besteira que dá ranço

http://euqueroeuconsigo.blog.br/ continuar lendo

Patife. continuar lendo