Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Prefeito processa eleitor que o criticou, mas juiz arquiva e dá 'bronca' em letras vermelhas


A justiça determinou o arquivamento de um inquérito policial aberto pelo prefeito de Lagoa da Confusão (TO), Nelson Alves Moreira, contra um cidadão que teceu críticas à sua gestão através de postagem nas redes sociais.

A decisão foi proferida pelo juiz Wellington Magalhães, da Comarca de Cristalândia, na quarta-feira passada, dia 28 de agosto.

O prefeito registrou a ocorrência e pediu a abertura de inquérito alegando que o cidadão Miguel Ângelo de Paula estava difamando sua imagem nos grupos de WhatsApp da cidade e que, por isso, deveria responder pelos crimes de calúnia e difamação.

Em parecer, o Ministério Público Estadual pediu o arquivamento do inquérito por entender que as críticas foram destinadas tão somente aos atos de gestão e não à pessoa do prefeito.

Ao decidir o caso, o juiz escreveu em letras vermelhas que o gestor público está sujeito a críticas.

"Imperioso destacar que, uma vez aceita incumbência de gerir bens públicos, todo e qualquer agente público está sujeito ao princípio democrático da publicidade e da transparência, devendo, portanto, compreender e assimilar as críticas que são recebidas. Afinal, é a partir da crítica contínua que as Instituições evoluem. Sem a crítica a democracia é terra infértil, incapaz de produzir qualquer progresso de que a humanidade tanto clama nos últimos tempos", afirmou o magistrado.

"ANTE DO EXPOSTO, e pelas razões alhures, acolho o parecer do Ministério Público, e por consequência DETERMINO O ARQUIVAMENTO do presente Inquérito Policial", finaliza a decisão.

(Por Arnaldo Filho / Fonte: afnoticias.com.br)

📰 Leia também:

➡️ Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

➡️ Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

➡️ Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores630
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações671
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-processa-eleitor-que-o-criticou-mas-juiz-arquiva-e-da-bronca-em-letras-vermelhas/753037529

Informações relacionadas

A testemunha tem direito ao silêncio?

Artigoshá 8 anos

Responsabilidade penal e civil do delegatário e as funções do Tabelião

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Capítulo 1. Atuação dos Órgãos de Imprensa que Caracterizam Regular Exercício de Direito – O Problema da Verdade e da Crítica

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Antes de mais nada é necessário registrar que a decisão do magistrado está correta, da mesma forma como foi a manifestação do MP. Não ficou claro como era a tal administração do prefeito nem quais foram as tais criticas proferidas, então, assume-se que, de fato, o gestou público está mesmo sujeito a esses dissabores. Agora, cá entre nós, se as críticas do tal cidadão tivessem sido dirigidas ao magistrado ou ao promotor, será que elas seriam vistas como manifestações democráticas? continuar lendo