Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Tribunal se baseia em precedente do STF sobre alegações finais para acolher Habeas Corpus


A decisão do Supremo Tribunal Federal de garantir ao réu o direito de ser o último a ser ouvido nas alegações finais já vem produzindo efeito. O desembargador Cassio Salomé, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, acolheu Habeas Corpus de um homem acusado de homicídio com base no precedente do STF.

A acusação é baseada em uma delação premiada. R. L., advogado do réu, alegou que o interrogatório do réu foi marcado para data anterior à oitiva do delator.

O desembargador ressalta na decisão que a jurisprudência estabelecida pelo Supremo não permite essa inversão, sendo o réu obrigatoriamente o último a se manifestar.

"O Plenário do STF entendeu pelo direito constitucional do réu delatado ser ouvido posteriormente ao delator. É certo que o alcance de tal entendimento encontra-se ainda sob discussão naquele Pretório, restando o tema ainda pendente de decisão jurídica para aplicação caso a caso. Mas o fato é que o Pleno do STF, consagrou o entendimento de que o Acusado tem o direito de se manifestar, após a oitiva do delator. É o caso dos autos", afirma Salomé.

Com isso, o desembargador determinou que a audiência seja cancelada até que a ordem processual atenda ao que foi determinado pelo STF.

(Fonte: TJMG)


📰 Leia também:

➡️ O Fantástico KIT com 30 MIL Modelos de Petições contém 78 pastas, divida por assunto e matéria, onde vai desde Petições Iniciais até Recursos...

➡️ Material Completo 2019 - Guia Prático sobre a Restituição de ICMS sobre a fatura de energia elétrica.

➡️ O melhor Curso Online de Processo Civil 2019 com a melhor banca de processualistas do País.

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações182
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-se-baseia-em-precedente-do-stf-sobre-alegacoes-finais-para-acolher-habeas-corpus/767309806

Informações relacionadas

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Alegações Finais -Cível

Daniel Henrique Rosendo, Bacharel em Direito
Modelosano passado

Alegações Finais por Memoriais

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 5 meses

Capítulo III. Disposições Finais

Péricles Demóstenes Dias Pinto, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Alegações Finais Por Memoriais

Alegações Finais - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)