Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Comissão aprova regras para guarda de pet em caso de separação do casal

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou projeto de lei que estabelece as regras para a posse de animal de estimação quando o casal se separa. Pelo texto, os donos devem definir em acordo os direitos e deveres de cada um na manutenção do animal.

O acordo determinará as condições de moradia e de trato, os horários para visitas e a responsabilidade pelo pagamento de despesas, inclusive as veterinárias. Também deverá definir as condições para o cruzamento ou para a venda do animal de estimação e suas crias. Não sendo possível o acordo amigável, os direitos e as obrigações serão fixados pelo juiz.

No caso de o animal pertencer a apenas um dos parceiros, o texto aprovado permite que o outro o visite. Ele poderá, inclusive, fiscalizar se o animal está sendo bem tratado.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Vavá Martins (Republicanos-PA) ao PL622/19, que foi apresentado pelo deputado Fred Costa (Patriota-MG). Junto ao projeto principal tramitam outros dois (PLs 473/19 e 4099/19), que também tratam da guarda de animais. O relator explicou que o novo texto adapta a proposta principal à legislação civil.

O relator disse que o projeto facilita o entendimento entre os cônjuges e permite que eles continuem desfrutando da companhia do animal. “As regras propostas, além de lhe assegurar um melhor tratamento aos animais, lhe dão a oportunidade de continuar convivendo com ambos os cônjuges, o que favorece o seu bem-estar”, afirmou Martins.

O substitutivo define ainda posse responsável de animais, entendida como o “cumprimento dos deveres e obrigações inerentes ao direito de possuir um animal de estimação, observando a legislação vigente relativa à manutenção de animais silvestres nativos ou exóticos, domésticos e domesticados”.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

(Fonte: Agência Câmara)

📰 Leia também:

➡️ Banco de Peças Recursais Civeis - Redija com maestria todos os seus RECURSOS CÍVEIS.

➡️ 50 landig pages para advogados para aumentar a visibilidade online!

➡️ Petições Imobiliárias 2022 - Modelos completos de Petições de um das áreas mais rentáveis do direito!

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1715
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-regras-para-guarda-de-pet-em-caso-de-separacao-do-casal/782941230

Informações relacionadas

Câmara dos Deputados
Notíciashá 5 anos

Proposta estabelece regras para guarda de animal em caso de divórcio

Adriano Alves de Araujo, Advogado
Artigoshá 8 anos

Fim do relacionamento: com quem fica o animal de estimação?

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Crio cachorros desde que me entendo de gente. Tenho por eles uma afeição especial. No entanto, sou advogado e muitas vezes me defronto com questões entre pais que disputam a guarda dos filhos. Alguns sem a menor condição de tê-lo. Acham no seu modo egoístico de amar e na ânsia de ferir o outro, que tê-los sob seus maus cuidados os fará felizes. A legislação existente e o desinteresse do pai dá a mãe um poder de fogo muito grande. Muitas vezes a decisão do juiz em manter um menor com uma mãe mal amada e rancorosa, traz-lhe a infelicidade e uma educação perniciosa. Quando parte para um outro relacionamento a situação piora, pois o novo companheiro pouco faz pelo filho do outro, quando não o aceita. Aos senhores deputados, amantes dos cães, para que se lembrem de nossas crianças abandonadas em lares desfeitos e infelizes, para que produzam uma legislação mais eficiente. continuar lendo

Foi-se o tempo q ter um cachorro era ter um ANIMAL de estimação para brincar com as crianças. Hj em dia vale mais q um filho e os animais estão sendo criados de forma pior que a pior das crianças birrentas. Hj fui mordida por um sei lá q raça o maldito era, pq, de acordo com a dona, não gostou do cheiro do meu Flower, by Kenzo. Mordeu-me a barra da calça e rasgou-a. A dona resignou-se a dar uma bronquinha no lulu, cujo nome, ou apelido, nem sei, era bizuco, bem leve, do gênero: q feio neném, não pode fazer isso. Pediu-me uma desculpa com má vontade, falando q cheiros de perfumes são muito desagradáveis para cachorros e as pessoas deveriam se tocar disso. Isso tudo ocorreu na porta do meu prédio, onde esperava minha irmã me buscar e a cadela passou com o filhinho cachorro dela, o violento cãozinho q não tem gosto refinado. Agora, tenho q me deparar com pessoas lotando o judiciário com brigas sobre quem ficará com o lulu e quem pagará pensão para o lulu. Bons tempos onde crianças saudáveis tinham animais de estimação saudáveis, cada um sabendo onde era o seu lugar. continuar lendo

Acho interessante uma pessoa achar que a vida de um ser humano vale mais do que a vida de uma animal.... continuar lendo