Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF cassa decisão que proibia publicação de biografia de Suzane von Richthofen


O ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, cassou nesta quarta-feira (18/12) decisão que proibia a publicação de uma biografia de Suzane von Richthofen.

Para Moraes, a censura fere decisão do próprio STF, que já estabeleceu que não é necessário nenhum tipo de autorização para publicação de biografias. O ministro ainda ressalta que a censura prévia fere a liberdade de expressão.

Moraes ressalta que a Constituição em nenhum momento abre espaço para censura prévia, o que não impede de que a pessoa seja responsabilizada na Justiça pelo que disse.

"A Democracia não existirá e a livre participação política não florescerá onde a liberdade de expressão for ceifada, pois esta constitui condição essencial ao pluralismo de ideias, que por sua vez é um valor estruturante para o salutar funcionamento do sistema democrático", afirma o ministro.

A defesa do autor da biografia é feita pelo escritório Fidalgo Advogados. "Brilhante a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Enalteceu as decisões paradigmas do Supremo e valorizou a defesa da democracia, permitindo a publicação da obra sobre a história de Suzane," disse o advogado Alexandre Fidalgo.

RCL 38201/SP

(Por: Fernando Martines / Fonte: Conjur)


📰 Leia também:

➡️ Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

➡️ Petições de Trânsito 2019 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

➡️ Aprenda todos os detalhes de como entrar de forma correta com a Ação de Correção do FGTS...

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações269
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-cassa-decisao-que-proibia-publicacao-de-biografia-de-suzane-von-richthofen/794574395

Informações relacionadas

Notíciashá 21 anos

Definida indenização para os donos da Escola Base

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 9 anos

STF afasta exigência prévia de autorização para biografias

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 14 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 2404 DF

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estamos diante de um assunto polêmico e, infelizmente, retrata um dos episódicos mais marcantes e tristes da história do nosso país.

Pois bem. De fato, proibir a publicação da obra de Suzane von Richthofen "fere" a liberdade de expressão, ENTRETANTO, entendo que tal direito deve ser relativizado, a fim de coibir publicações como essas, que de uma forma ou de outra incentivam, indiretamente, barbáries como a da família Richthofen.

Ademais, entendo que o caso ofende outros direitos fundamentais também, como exemplo, a imagem dos pais de Suzane, que em nenhum momento foi objeto de discussão pelo STF.

Ressalto, ainda, que ela, Suzane von Richthofen, possui um irmão e ele, certamente, sofrerá ainda mais com essa publicação, tendo em vista que ele ficou com danos psicológicos por conta do caso, que sequer foi levado em consideração.

Por fim, ratifico que o caso deveria ser analisado sob a ótica de todos os direitos fundamentais, incluindo o direito à imagem dos falecidos, assim como a do irmão de Suzane, que obviamente serão expostos. continuar lendo