Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

‘Sai o kit gay e entra a leitura em família’, diz Weintraub


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, enalteceu o trabalho desempenhado pela pasta no ano passado durante reunião com o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 7. Ele citou, em especial, o programa Conta para Mim lançado em dezembro, que incentiva a leitura no ambiente familiar. “(O programa) busca justamente valorizar o papel da família com as crianças pequenas nesses primeiros momentos. Sai o kit gay e entra a leitura em família”, disse o ministro, no encontro transmitido ao vivo do Palácio do Planalto.

Bolsonaro e seus apoiadores chamam de “kit gay” o material batizado de “Escola sem Homofobia”, que chegou a ser discutido dentro do Ministério da Educação (MEC) em 2011, mas que teve produção e distribuição vetadas pela então presidente da República, Dilma Rousseff. Durante a reunião, foi exibido vídeo de balanço da atuação do MEC em 2019.

Das ações destacadas, Bolsonaro comentou o fim do uso de livros didáticos considerados por ele “péssimos” e uma “vergonha”. O ministro assegurou que a pasta deu uma “boa limpada” no material oferecido nas escolas. “Já saiu muita porcaria, mas ainda vai (sair) alguns (livros) que a gente não gosta”, disse Weintraub.

A questão da ideologia de gênero, mencionada com frequência durante a campanha de Bolsonaro, também foi destaque na conversa. Para o presidente, o tema não deve ser tratado pelo MEC. “Uma parte do eleitorado se simpatizou comigo na pré-campanha e na campanha, tendo em vista a educação. Não vi discussão sobre ideologia de gênero. Isso, no meu entender não é para ser discutido lá (no ministério). O pai quer que o filho seja homem, que a filha seja mulher; coisa óbvia, né”, disse o presidente.

A fala foi apoiada por Weintraub, que acrescentou: “Quem educa é a família, a escola ensina. A gente ensina a ler, a escrever, ensina o ofício. A gente espera que a família eduque as crianças”. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, considerado “sem polêmicas”, também foi elogiado pelo presidente na reunião.

Ele retomou as críticas à prova anterior, que mencionava a “linguagem secreta dos gays” e questionou a contribuição do tema para os estudantes: “não consigo entender o que contribuía uma redação com esse tema?”, questionou o presidente. Na verdade, a redação era sobre outro tema, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. A linguagem secreta dos gays fazia parte de uma questão da prova de Linguagens do Enem daquele ano.

A reunião ocorreu em meio a rumores da possível saída de Weintraub do governo. Bolsonaro, contudo, apenas elogiou a atuação do ministro e citou a gestão de Ricardo Vélez, que esteve à frente do MEC até abril de 2019, como um “início conturbado”. Sem citar diretamente o nome de Vélez, Bolsonaro afirmou que apesar de “bem intencionado” faltou “malícia” da parte do ex-ministro para “algumas funções que tinham de ser mudadas”.

(Fonte: Isto é)


📰 Leia também:

➡️ Mega Combo de Petições - 14 x 1 - Exclusão do ICMS, Revisão da Vida Toda, Previdenciário, Bancário, Penal, Cível, Tributário e muito mais...

➡️ Peças Recursais Cíveis contém os melhores modelos de petições acompanhados de jurisprudência e súmulas do STF e STJ...

➡️ Petições Imobiliárias 2019 - Um acervo completo de Petições envolvendo Direito Imobiliário + 4 Combos Exclusivos - Usucapião, Possessórias, Contratos, Escrituras

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações722
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sai-o-kit-gay-e-entra-a-leitura-em-familia-diz-weintraub/796078824

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É impreCionante a capacidade que esse "ministro" tem de falar inverdades. continuar lendo

O governo tooodo. continuar lendo

“Já saiu muita porcaria, mas ainda vai (sair) alguns (livros) que a gente não gosta”. O problema está aí. Não se estuda apenas o que gosta, para a criança desenvolver o senso crítico ela deve ser exposta às mais variadas opiniões e pontos de vista, adequados à idade – determinado por especialistas e pesquisas científicas. continuar lendo

Concordo em relação ao desenvolvimento do senso critico.
O problema é o professor passar os diferentes pontos de vistas. Deixando claro as diferenças.

Um exemplo de uma situação que eu passei:
Eu sair da escola (pública) achando que Fidel e Guevara eram heróis.
Só fui saber o outro lado da história quando fui fazer cursinho preparatório.
Sem falar que o marido/companheiro da minha tia é Cubano, desertor dos mais médicos kkkk (Esta na Justiça para poder clinicar no Brasil)
Com irmãos morando em Miami. Cada um com uma história da fuga de cuba.
Ele fica P da vida quando vê BRA apoiando a ditadura cubana ou com camisa de Guevara. continuar lendo

Concordo. Já passei por isso com professores de "esquerda" e de "direita". Acho errado selecionar os livros didáticos com base em afinidade ideológica ao invés da qualidade e maneira em que os autores abordam o conteúdo. continuar lendo

ImpreCionante como esse sujeito tenta desviar o foco da incompetência dele. continuar lendo

Todo mundo erra. continuar lendo

Uma grande Nação se faz com um povo que enaltece, mantém a sua cultura própria, valores familiares, passados de pais para filhos, o respeito, onde começa o direito dos outros termina o meu, guardar a decência para geração futura, isso se chama povo com identidade própria. continuar lendo