Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

70% dos advogados paranaenses querem Exame de Ordem mais rigoroso

Visando melhorar o mercado de trabalho, a OAB deveria tornar o Exame de Ordem mais rigoroso. Este é o entendimento de 70% dos profissionais paranaenses que participaram de uma pesquisa realizada pela OAB Paraná no último trimestre de 2019.

O levantamento ouviu 3.080 profissionais com o intuito de identificar o perfil e a realidade da advocacia paranaense. A percepção seguiu a tendência apontada por pesquisa realizada em julho de 2017, quando 61,5% dos advogados defenderam um Exame de Ordem mais rigoroso.

As respostas da advocacia à pesquisa têm orientado as ações da seccional paranaense em vários âmbitos. No primeiro Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais de 2020, realizado no começo de fevereiro, no Rio de Janeiro, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, apresentou aos pares propostas para o aprimoramento do Exame Nacional de Ordem e do ensino jurídico.

Na ocasião, a OAB Paraná defendeu a redefinição dos critérios para concessão do Selo OAB e a redução da periodicidade de realização do Exame de Ordem para duas edições por ano e melhorias na correção das provas. A proposta é que seja eliminado o candidato que zerar no teste objetivo a disciplina que escolheu para a prova habilitação específica. Telles também defende a eliminação de quem zerar nas questões de ética ( saiba mais aqui).

A mesma pesquisa apontou que 82,2% dos advogados paranaenses são contrários à criação de novos cursos de Direito ( saiba mais aqui) e mostrou que para 43,3% deles a morosidade do Poder Judiciário está entre as maiores dificuldades enfrentadas no exercício da profissão. A morosidade da Justiça superou a alta concorrência na advocacia, apontada como o principal problema por 28,4% dos entrevistados, e a baixa remuneração, principal entrave para 25,2% dos entrevistados ( veja mais aqui).

(Fonte: OAB-PR)

📰 Leia também:

➡️ Banco de Peças Recursais Civeis - Redija com maestria todos os seus RECURSOS CÍVEIS.

➡️ 50 landig pages para advogados para aumentar a visibilidade online!

➡️ Petições Imobiliárias 2022 - Modelos completos de Petições de um das áreas mais rentáveis do direito!

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1433
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/70-dos-advogados-paranaenses-querem-exame-de-ordem-mais-rigoroso/814374417

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Iii - Responsabilidade do Sócio Retirante - Embargos à Execução

23 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho interessante, desde que todos os advogados já aprovados em qualquer época se submetam a esse novo exame.
Caso contrário, seria estabelecer privilégios contrários à igualdade de direitos. continuar lendo

Pensei em responder e vi sua resposta idêntica ao que pensei. continuar lendo

Depois que passa no exame, todos querem um exame mais rigoroso. continuar lendo

"A mesma pesquisa apontou que 82,2% dos advogados paranaenses são contrários à criação de novos cursos de Direito" Quanto egoísmo! Ora, ora, que vença o melhor! Há muitos advogados ruins na praça que não faz a minima diferença para aqueles que são bons. Não sejamos egoístas. continuar lendo

Sou favorável ao Exame da OAB, mas o formato atual é de bom tamanho. Querer maior rigor no exame da ordem é casuísmo e tentativa de criar reserva de mercado (alijando recém formados do mercado de trabalho). Quer criar uma reserva de mercado para si, dou algumas dicas: 1) não pense em prejudicar o próximo, pense em melhorar seu currículo. Como: 2.1) aprenda um segundo idioma; 2.2) já sabe um segundo idioma, aprenda um terceiro e assim por diante; 2.3) Tenha produção científica. Livros, artigos [já tenho mais de 110 artigos aqui nesta plataforma que já trouxeram, ao meu escritório, mais de R$ 250.000,00 de honorários. Não, eu nunca fiz um artigo dizendo: me contratem por favor. Ocorre que quando o cliente percebe que vc tem autoridade naquilo que fala ele está disposto a gastar mais com um especialista, em detrimento de preços baixos; 2.4) Tá sem tempo de escrever um artigo, as vezes meu tempo fica curto também. Vídeos no YouTube, no Face, no Insta; 2.5) Faça um mestrado, um pós-lato, um doutorado. Não pare de estudar nunca, ok! 2.6) alimente sua rede de relacionamentos, isso inclui comunicar-se também com seus ex-clientes; 2.7) seja sério e ético; 2.8) Leia muito. Advocacia é leitura. O Advogado que pouco lê torna-se, a cada dia, um pouco menos Advogado. Se fizer tudo isso, melhor dizendo, 70% disso, a quantidade de Advogados no mercado será indiferente para ti. PS - não, não sou rico, dependo do meu trabalho para viver. Ocorre que consigo cobrar dos meus clientes o preço que acho justo [e não sou profissional de enfiar a faca não] e tem fila de gente para ser meu cliente no escritório. Abraço a todos. continuar lendo