Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Juíza considera legal comunicar férias com antecedência de, no mínimo, 48 horas


A juíza do Trabalho Eleonora Alves Lacerda, da 5ª vara de Cuiabá/MT, reconheceu a legalidade do ato de concessão de férias sem a observância de prévia comunicação de 30 dias, conforme previsto na CLT.

A magistrada levou em conta dispositivo da MP 927/20, a qual condiciona prévia comunicação aos empregados, com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

A uma empresa de segurança ajuizou demanda declaratória por meio da qual busca o reconhecimento judicial da possibilidade de concessão de férias a seus empregados, a partir de 23/3/20, sem a necessidade da prévia notificação no período de 30 dias antes do efetivo gozo.

No dia 22 de março, Bolsonaro publicou a MP 927/20, a qual assim dispõe sobre a antecipação das férias:

"Art. 6º Durante o estado de calamidade pública a que se refere o art. 1º, o empregador informará ao empregado sobre a antecipação de suas férias com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio eletrônico, com a indicação do período a ser gozado pelo empregado."

Ao analisar o caso, a magistrada ponderou que em circunstâncias especiais é necessário harmonizar para acomodar os valores e interesses envolvidos. “Diante da grave situação vivida pelo País, com notórios e funestos reflexos também no setor empresarial, é mister que se relativizem determinadas formalidades, a fim de preservar e assegurar o valor constitucional do emprego”.

Segundo a magistrada, diante da paralisação de vários setores e fechamento de diversas empresas e instituições, não seria razoável impedir que a empresa conceda férias imediatas a seus empregados, apenas para atender à formalidade prevista no artigo 135 da CLT.

“Trata-se, portanto, de recente regra legal que confere suporte à pretensão dos autores. Acolho parcialmente a pretensão para o fim de reconhecer a legalidade do ato de concessão de férias sem a observância da formalidade prevista no artigo 135 da CLT, condicionando-a, todavia, à prévia comunicação aos empregados, com no mínimo 48 horas de antecedência, como previsto no artigo e 11 da Media Provisória 927/20".

Veja a íntegra da decisão.

(Fonte: Migalhas)


📰 Leia também:

➡️ Mega Combo de Petições 2020 mais de 4.137 modelos de ALTO VALOR testadas e aprovadas, e o melhor: verdadeiramente atualizadas!

➡️ Petições Imobiliárias 2020 - Um acervo completo de Petições envolvendo Direito Imobiliário + 4 Combos Exclusivos - Usucapião, Possessórias, Contratos, Escrituras

➡️ Cronograma 30 Dias para Aprovação na OAB - O melhor custo benefício em Planejamento de Estudo do Mercado

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações264
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-considera-legal-comunicar-ferias-com-antecedencia-de-no-minimo-48-horas/824824177

Informações relacionadas

Paulo Chacon , Advogado
Notíciashá 5 anos

Ausência de comunicação prévia de férias não dá direito ao pagamento em dobro

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

As Alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (Clt)

Ausência de comunicação de férias no prazo legal constitui infração administrativa e não gera pagamento em dobro

Ausência de comunicação de férias no prazo legal constitui infração administrativa e não gera pagamento em dobro

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu comentário é :

Sinto que o site jusbrasil, esta trocando datas e horarios para novos casos/oportunidade. segue abaixo um caso como exemplo , que ja faz mais de uma semana e que esta com data e horários de anteontem . Ficam atentos , é uma observação, somos assinantes temos nos direitos .
Marcos
0/3contactaram
9 créditos
Direito PenalSão Paulo (SP)
RESPOSTAS AO FORMULÁRIO
Audiência de Custódia - Eu quero um advogado para acompanhar o acusado em audiência de custódia
Eu quero um advogado para acompanhar o acusado em audiência de custódia.
O acusado já foi preso anteriormente.
Preciso de um advogado para me auxiliar com esse problema.
MENSAGEM DE MARCOS
Ele tá presa em bh e ela está gravida
(31) 997**-**** M****@gmail.com continuar lendo